domingo, 10 de março de 2013

7.4. - Tabelas de frequências para dados contínuos

No caso de os dados em estudo serem contínuos a construção da tabela de frequências não é tão simples como no caso dos dados discretos, pois é necessário definir previamente o número de classes.

Exemplo:
    Classe - [1,80 ; 1,85[
    Limite inferior da classe - 1,80
    Limite superior da classe - 1,85
    Amplitude da classe - 1,85-1,80 = 0,05 
    Marca da classe -  1,80 + 1,85/2 = 1,83


Normalmente, para determinar o número de classes de um conjunto de dados usa-se a regra de Sturges:

  • Regra de Sturges – Para organizar uma amostra, de dados contínuos, de dimensão n pode considerar-se para números de classes o valor k onde k é o menor número inteiro tal que 2k > n .
Exemplo:
  Consideramos a amostra constituída pela massa (em gramas) de 50 pães produzidos numa padaria registada na seguinte tabela:

E fazemos os seguintes passos:

  • 1º - Determinar o número de classes que se irá usar na tabela:
  n = 50 ;  25< 50 e 26  > 50 
  Vamos usar 6 classes. 6 classes
  • 2º- Determinar a amplitude de cada classe.
29 (nº maior) – 18 (nº menor) = 11 e 11:6 (nº de classes) = 1,8 então consideramos que a amplitude de classe é 2 pois temos de considerar a amplitude um valor aproximado por excesso relativamente ao obtido.
  • 3º - O limite inferior da 1º classe será o valor minimo da amostra, ou seja, 18.

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